Como nosso planeta nasceu + resumo

Como nosso planeta nasceu

Olá pessoal, hoje vamos falar sobre o nosso planeta terra, como sempre peguem um cafezinho porque o texto é longo e vamos lá. Ah, vou deixar um resuminho aqui pra quem procura isso para trabalhos de escola e/ou faculdade.

Resumo

Bom, se você procura saber mais detalhadamente pode pular o resumo porque eu vou explicar tudo de novo mais abaixo, também não vou comentar sobre o big bang e nada antes da terra, espero que gostem.

Vamos voltar a 4,5 bilhões de anos atrás, o planeta estava coberto for fogo, lava, urânio, potássio, tório etc, consequentemente a superfície da terra era muito quente, aproximadamente 4000ºC próximo ao calor da superfície do sol.

4,4 bilhões de anos atrás, a atmosfera da terra se enche de dióxido de carbono e vapor d'água, mas está água nós não sabemos de onde vem, provavelmente de meteoros cheios de água congelada, mas isso não é provado ainda, e derrepende choveu pro milhões e milhões de anos tornando a terra em um planeta aquático.

3,4 bilhões de anos atrás, a atividade vulcânica submersa junto com rochas basálticas formam o granito, que mais tarde será os nosso continentes.

2,5 bilhões de anos atrás, nasce o estromatólito, organismo que encheria o nosso planeta de oxigênio.

1,5 bilhões de anos atrás, forma-se o super continente "rodinia", um continente estéril mas nos oceanos as formas mais primitivas de organismos estavam se formando.

700 milhões de anos atrás, com a rodinia bloqueando as águas quentes vindas do equador para os polos começou a formar gelo nos polos e quanto mais gelo branco menos sol é absorvido e o planeta vai se resfriando até se transformar em uma imensa bola de gelo, extinguindo grande parte dos poucos organismos vivos.

650 milhões de anos atrás, com as placas tectônicas se movimentando, rodinia começa a se separar e varias erupções começaram a aquecer o planeta novamente.

550 milhões de anos atrás, nascem os primeiros organismos mais complexos com esqueletos, exoesqueletos, dentes, olhos, período denominado "explosão cambriana".

300 milhões de anos atrás, é formada a camada de ozônio filtrando os raios UV, fazendo o planeta inteiro se encher de pântanos tropicais, que formaram hoje todo o nosso carvão mineral.

250 milhões de anos atrás, erupções, erupções por mais de 1 milhão de anos, nuvens de gazes tóxicos se espalharam e escureceram todo o planeta, mais de 95% das especies existentes foram extintas.


240 milhões de anos atrás, nasce a tão conhecida "pangeia", dando lugar aos "dinossauros".

65 milhões de anos atrás, chegou um meteoro com mais de 40km de diâmetro, imagine o monte Everest voando pra cá vindo do céu a 20km por segundo, quase todos os seres vivos foram extintos.


2 milhões de anos atrás, os ancestrais do homem moderno começou a dar os primeiros passos, mas ao mesmo tempo, geleiras vindas do polo norte começaram a descer, a terra iria entrar na era do gelo, conforme a temperatura ia subindo o gelo ia recuando.

10 mil anos atrás, as ultimas geleiras se retiraram, e os seres humanos começaram a se desenvolver até os dias de hoje.

Espero que tenham gostado do resumo.


Como sabemos a idade da terra?

Até poucos seculos atrás quem definia a idade da terra era a igreja no livro da Gênesis, um arcebispo disse que a terra tinha 6000 mil anos e foi criada em 14 de outubro durante a tarde.

A idade da terra começou a ser descoberta a 200 anos, por James Hutton(pai da geologia moderna) que viu afloramentos rochosos , rochas sobrepostas, formações rochosas perpendiculares ao solo e ele concluiu que isto que esse processo levaria muitos milhões de anos.

A idade da terra foi estabelecida por Arthur Holmes em 1911 que usou a radiação para descobrir a idade da terra, basicamente partículas de urânio radioativo decompõe-se em chumbo e isso foi usado para chegar nos 4,5 bilhões de anos, que é aceito até hoje pelos cientistas.

Como nasceu nosso planeta


Vamos voltar a 4,5 bilhões de anos, a temperatura passava dos 4000ºC semelhante a superfície do sol pois partículas radioativas de urânio, tório e potássio existiam em grande abundancia na terra, a decomposição destas partículas mantinha a terra extremamente quente e por muito tempo, mas a radioatividade diminuía lentamente deixando o planeta cada vez mais frio.

4,4 bilhões de anos atrás, com o resfriamento do planeta permitiu-se a formação de água na superfície, não se sabe até hoje como chegou tanta água no nosso planeta, alguns acreditam que chegaram por asteroides cheios d'água mas nada foi comprovado, com a evaporização da água junto ao dióxido de carbono da rochas vulcânicas, formaram-se mantos espessos de nuvem que levaram 400 milhões de anos, quando derrepente começou a chover e chover e chover, por muitos milhões de anos, deixando o planeta cheio de uma aguá verde por causa da abundancia em ferro.

3,4 bilhões de anos atrás, a atividade vulcânica submersa se intensificou junto com a rocha basáltica formando o granito, que daria lugar aos continentes que foram crescendo por 2 bilhões de anos. O granito tem uma diferença de densidade com o basalto maior do que entra a água e o ar.

2,5 bilhões de anos atrás, nasce o estromatólito, esse organismo vivo que encheria a atmosfera da terra de oxigênio com trilhões e trilhões de toneladas de oxigênio por mais 2 bilhões de anos, no inicio o oxigênio se dissolvia no oceano, onde enferrujou bilhões de toneladas de ferro.

1,5 bilhões de anos atrás, nasce o planeta azul, com o ferro enferrujado o mar mudou de verde para azul.

1 bilhão de anos atrás, forma-se o super continente "Rodinia" sem nenhuma forma de vida, mas na água já estavam nascendo organismos primitivos alem dos estromatólitos.

700 milhões de anos atrás, Rodinia bloqueava as correntes de água quente que iam do equador aos polos, sem esse calor os polos congelaram e graduadamente o planeta foi todo congelado, as únicas formas de vida da terra ficaram presas embaixo do gelo, matando grande parte dos organismos vivos quase sendo extintos.

650 milhões de anos atrás, violentas erupções vulcânicas começaram a dividir rodinia, o dióxido de carbono causado pelas erupções vulcânicas formou o efeito estufa, fazendo assim o planeta aquecer e voltar as águas liquidas novamente esse processo levou aproximadamente 100 milhões de anos.

550 milhões de anos atrás, os organismos tornaram-se complexos com esqueletos, exoesqueletos  olhos, dentes e etc, mas ainda apenas aquáticos, o que foi denominada "explosão cambriana".

300 milhões de anos atrás, os continentes estavam unidos novamente, processo que levou mais 100 milhões de anos, com a camada de ozônio bloqueando os raios ultra violeta, a vida poderia sair dos oceanos e ir para a terra enchendo o planeta de insetos, anfíbios e repteis, o planeta estava cheio de pântanos tropicais e arvores de 10/12 metros de altura, período conhecido como "carbonífero", com os pântanos pelo continente todo formou-se o carvão mineral que usamos até hoje.

250 milhões de anos atrás, erupções, erupções por mais de 1 milhão de anos, nuvens de gazes tóxicos se espalharam e escureceram todo o planeta, mais de 95% das especies existentes foram extintas, essas erupções formaram diamantes.

240 milhões de anos atrás, nasce a tão conhecida "pangeia", o clima alterou-se drasticamente, nos próximos 200 milhões de anos o oxigênio e o dióxido de carbono atingiram novos picos, e os animais que tinha sobrevivo a extinção deram origem aos "dinossauros".

100 milhões de anos atrás, a pangeia já tinha se separado, deixando assim os continentes com a mesma formação que estão hoje.

65 milhões de anos atrás, chegou um meteoro com mais de 40km de diâmetro, imagine o monte Everest voando pra cá vindo do céu a 20km por segundo, quase todos os seres vivos foram extintos.

50 milhões de anos atrás, a vida estava voltando lentamente, mas agora os primeiros mamíferos começaram a aparecer, ou seja, nós.

2 milhões de anos atrás, os ancestrais do homem moderno começou a dar os primeiros passos, mas ao mesmo tempo, formou-se a America central boqueando as correntes oceânicas formando geleiras vindas do polo norte começaram a descer, a terra iria entrar na era do gelo, conforme a temperatura ia subindo o gelo ia recuando.

10 mil anos atrás, as ultimas geleiras se retiraram, e os seres humanos começaram a se desenvolver até os dias de hoje.

Espero que tenham gostado.



fonte - documentário do  "The history channel - Como nasceu nosso planeta".




4 comentários: